O Sindicato dos Professores de Teresópolis (Sinpro), o Sepe Teresópolis e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (SINDPMT) terão audiência com o prefeito Vinicius Claussen (PSC), na próxima terça-feira (9), para discutir a situação da Educação privada e pública no município, tendo em vista a pandemia, o retorno às atividades presenciais e a reivindicação da categoria de que os professores e demais funcionários das escolas sejam vacinados contra a covid.

Os Sinpro e demais entidades também assinaram um documento público, feito de forma conjunta: Manifesto pela vida e pelo retorno seguro às aulas presenciais – vacinação já.

O documento, que também foi entregue ao prefeito Claussen, reivindica que o retorno às atividades presenciais em nosso município apenas ocorra quando a pandemia estiver devidamente controlada e os profissionais de educação, redes privada e pública, estiverem vacinados contra a covid, participando, portanto do grupo prioritário de vacinação (os professores e demais funcionários seriam vacinados após os profissionais da Saúde, idosos e quilombolas).

Destacamos a seguir trecho do manifesto em que os sindicatos explicitam a reivindicação da vacinação:

“O governador Cláudio Castro, no decreto nº 47.454/2021, classifica a EDUCAÇÃO como SERVIÇO ESSENCIAL e, sendo assim, para que se possa garantir o retorno seguro dos trabalhadores do setor, é importante que todos os profissionais de educação estejam no grupo prioritário para a vacinação. Como exemplo, existe uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Maricá que, em Projeto de Lei, pretende atender ao apelo dessa categoria.

“E por não haver vacina para menores de 18 anos, é fundamental que todos os profissionais de educação do município de Teresópolis estejam vacinados antes do retorno presencial, para garantir a seguranças dos estudantes. A vacina interromperá um dois maiores ciclos de prejuízos pedagógicos e trará o professor para o lugar de onde foi expulso pela pandemia, a sala de aula!“

O manifesto, em sua íntegra, pode ser lido neste link.

Essa semana, os sindicatos tinham oficiado o prefeito, pedindo a audiência urgente – veja a seguir as cópias do ofício dos sindicatos ao prefeito e a resposta do Executivo:

Ofício do Sinpro Teresópolis, Sepe e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (SINDPMT) pede audiência com o prefeito Vinícius Claussen (Cidadania) para discutir a situação da Educação pública e privada no município, tendo em vista a pandemia

Resposta do prefeito ao ofício dos sindicatos, marcando a audiência para 9 de fevereiro