O Sindicato dos Professores de Teresópolis (Sinpro) informa à categoria que participou, nessa segunda-feira (10/05), de audiência de negociação convocada pelo juiz Luiz Guilherme Bueno Bonin, da 1ª Vara do Trabalho de Teresópolis, para discutir a nossa liminar que há 45 dias impede o retorno às aulas presenciais no município, tendo em vista a pandemia do coronavírus.

Na audiência, a nossa ponderação foi a de que não é o momento de retornar às aulas, pois mesmo com uma pequena melhora da situação em nosso município e com o início da vacinação dos profissionais de educação das escolas privadas (vacinação esta que começou apenas no dia 07/05 e após a rede pública, além de correr o risco de ser interrompida devido à conhecida falta de vacina no país), a doença não está controlada. Mas, após o juiz Luiz Guilherme Bueno Bonin propor o retorno dos professores, seguindo critérios que consideramos, neste momento, adequados, aceitamos o acordo com as demais partes para o retorno, de forma escalonada, a partir do dia 12.

Atenção: ficou acertado, no acordo, que os professores que apresentarem comorbidades descritas na Portaria nº20 de 18/06/2020 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e o Ministro de Estado da Saúde interino, não retornarão às suas atividades antes de serem devidamente vacinados – clique aqui para ler a portaria.

Também ficou acertado que os professores que residam de maneira permanente em imóvel, comprovadamente coabitado por pessoa ou familiar integrante do grupo de risco (conforme as comorbidades descritas na mesma portaria citada acima), terão assegurado o retorno às atividades presenciais somente após a vacinação da pessoa ou familiar mencionadas.
Dito isso, ressalvamos que nos manteremos alertas sobre a situação da pandemia em Teresópolis, já que esta ainda não é tranquila, ao contrário. Pedimos, portanto, que a categoria fique atenta e denuncie ao Sinpro qualquer abuso por parte de seus empregadores, em relação ao retorno. Dessa forma, dentro do acordo proposto pela Justiça, o retorno se dará da seguinte forma:

Grupo 1:
Dia 12/05 (quarta-feira): Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);

Grupo 2
Dia 24/05 (segunda-feira): Séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano);

Grupo 3:
Dia 31/05 (segunda-feira)
Ensino Médio.

Por fim, nos colocamos à disposição das professoras e professores nesse momento tão difícil. Dito isso, filiem-se ao Sinpro, pois um sindicato forte e que tenha condições financeiras de arcar com os custos, por exemplo, de ações judiciárias necessita do apoio da classe.

Marcelo Barreto – presidente Sinpro Teresópolis

Leia a ata da audiência de negociação de 10/05/2021