A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (Feteerj) realiza seu 13º Congresso, no dia 19 de março, na sede do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio). Participam do Congresso delegados eleitos pelos dez Sindicatos dos Professores (Sinpro) filiados à Feteerj em todo o estado (veja a nomeação deles ao fim da matéria) e também os delegados natos, eleitos pela própria Federação.

O Sindicato dos Professores de Teresópolis é filiado à Feteerj e irá participar do Congresso.

Os delegados irão eleger a nova direção colegiada da Feteerj para o quadriênio de 2022 a 2026.

O congresso vai discutir a reação à grave situação que os trabalhadores brasileiros e especialmente os professores das escolas privadas enfrentam; uma conjuntura de ataques aos direitos trabalhistas e sociais, além de uma crise econômica profunda, com mais de 13 milhões de desempregados em todo o País.

Com isso, a conjuntura política fará parte do debate do congresso, já que o ano de 2022 será um dos mais importantes de nossa história: em outubro, teremos eleições gerais para presidente, deputados, senadores e governadores, o que nos dará a condição de defender um projeto de nação que se contraponha ao atual governo e seus apoiadores, que vêm destruindo o nosso País.

O encontro também vai discutir a melhor forma de organização dos Sinpros, com o objetivo de que os professores e professoras que trabalham nos estabelecimentos privados de ensino possam resistir e avançar na atual conjuntura.

Eis os temas que serão debatidos:

1. a) Conjuntura Nacional e Educacional;
  2. b) Reforma Estatutária;
  3. c) Sustentação Financeira da Entidade;
  4. d) Prestação de Contas da Gestão 2018/2022;
  5. e) Eleição e Posse da Diretoria Colegiada para o quadriênio 2022/2026.

O prazo para apresentação de teses será até o dia 06 de março de 2022.

O prazo para eleição dos delegados e envio da lista nominal à FETEERJ será até o dia 11 de março de 2022.

Os delegados dos seguintes Sindicatos de Professores poderão participar:

Sinpro Baixada Fluminense; Sinpro Campos e São João da Barra; Sinpro Macaé e Região; Sinpro Niterói; Sinpro Norte e Noroeste Fluminense; Sinpro Nova Friburgo; Sinpro Petrópolis e Região; Sinpro Região dos Lagos; Sinpro Teresópolis e Sinpro-Rio.

O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado do Espírito Santo (SindEducação ES), a convite da Feteerj, participará, politicamente, do Congresso, com sua representação.

FETEERJ VAI DISCUTIR SE O EVENTO SERÁ PRESENCIAL

Antes da realização do evento, em face da pandemia da Covid-19 e da epidemia do vírus influenza, a direção da Feteerj irá decidir, com base nos relatórios das autoridades de Saúde, como o Congresso poderá ser realizado: se de modo presencial, virtual ou híbrido.

O edital publicado no jornal Expresso pode ser lido aqui.

Publicamos o edital no jornal “Expresso”, de tiragem estadual, no dia 06/01/2022; a página com o edital pode ser lida aqui.