O Sindicato dos Professores de Teresópolis (Sinpro) tem recebido denúncias do descumprimento por alguns estabelecimentos de ensino de nosso município da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023 (CCT), que foi acordada entre o Sindicato dos Professores de Teresópolis (Sinpro) e o SINEPE-RJ, sindicato que representa os donos dos estabelecimentos privados de educação em todo o estado.

A desculpa desses donos de escolas para não pagarem o reajuste é que a CCT ainda não havia sido registrada no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o que é uma excrescência e maldade para com os professores e professoras, pois a convenção estava assinada e está em vigor desde setembro.

No entanto, informamos que no dia 6 de dezembro, a CCT entre o Sinpro Teresópolis e o SINEPE-RJ foi registrada no MTE (fotos ao final da matéria).

Com isso, não há mais nenhuma desculpa para que esses patrões não paguem imediatamente o acordado! Veja as cláusulas referentes ao reajuste salarial das professoras e professores da Educação Infantil, Fundamental e Médio de Teresópolis:

– Reajuste de 9,5% em cima do salário de abril, dividido em duas parcelas: 8% em agosto e 1,5% em dezembro;

– Abono de 18% em cima do salário de abril (retroativo a abril), dividido em até três parcelas de 6% e pagas até novembro;

– Realização de mais três paritárias entre a Federação e o Sinepe-RJ para discutir os seguintes termos aditivos à CCT: Hora-tecnológica; Homologação nos sindicatos e Saúde do professor.

Pedimos aos professores e professoras que fiquem atentos e denunciem qualquer descumprimento ou assédio por parte dos patrões. Nosso whatsapp está à disposição para mais informações: (21) 97742-5078.

Pedimos, também, que o professor(a) se associe ao Sinpro, pois nosso sindicato sobrevive principalmente das contribuições sindicais; sem o apoio da categoria, não conseguiremos lutar pelos nossos direitos coletivos, como o reajuste anual do salário.

Lembrando que a proposta de renovação foi negociada entre a Feteerj (Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado RJ), entidade à qual o Sinpro é filiado, e o SINEPE-RJ, sindicato patronal, e vale para os municípios da base de nossos coirmãos sindicais: Sinpro Petrópolis, Sinpro-Rio, Sinpro  Nova Friburgo, Sinpro Baixada, Sinpro Niterói, Sihihnpro Lagos e Sinpro Macaé.